
Qual foi seu jogo favorito na infância?
Desde 2008, o dia 29 de agosto é marcado como o Dia do Gamer. A data inicialmente criada na Espanha celebra e destaca os jogos eletrônicos como parte essencial da cultura pop enquanto relembra momentos icônicos da história da indústria global.
Atualmente, o momento também é muito utilizado por empresas da área para divulgar semanas de desconto, brindes e outras regalias relacionadas aos seus produtos.
E o Brasil possui uma grande história com videogames. O público consumidor local lotava lan houses entre os anos 1990 e 2000. Hoje, essa paixão foi transportada para ambientes caseiros, embora alguns estabelecimentos com PCs ainda resistam ao tempo.
É claro que existem centenas de games que fizeram parte de nossa história, mas, aqui, resgataremos 5 jogos que fizeram muito sucesso em solo brasileiro em comparação ao desempenho mundial e provavelmente o marcaram em algum momento da vida:
Jogos que se destacaram no Brasil
1. Battlefield 1, Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One
Battlefield 1 é o novo jogo de tiro em primeira pessoa da série publicada pela Electronic Arts. Depois de muitos anos, a franquia abandonou as batalhas modernas para voltar no tempo, dessa vez para a primeira guerra mundial, com direito a armas clássicas, cavalos e diversas outras novidades. Principal modo de jogo das últimas versões, o modo Conquista está de volta, e promete ser o favorito dos fãs do game outra vez. Com mapas enormes, veículos variados e muito espaço para estratégias e jogadas ousadas, a modalidade está melhor do que nunca.
2. Top Gear, para SNES
O jogo de corrida japonês firmou um legado em solo brasileiro. Anos depois, Ritchie Brannan, programador do título, comentou que o público brasileiro era o que mais se recordava do titulo. O game teve recepções mistas ao redor do mundo, mas o Brasil abraçou completamente o jogo, com destaque para sua trilha sonora, que é até hoje uma das mais memoráveis para quem cresceu com jogos eletrônicos.
3. Tíbia, macOS, Windows e GNU/Linux
Tibia é um jogo eletrônico de RPG multijogador (MMORPG) gratuito, desenvolvido pela CipSoft. Criado em 1997, é um dos jogos mais antigos do gênero. Nele, os jogadores podem desenvolver as habilidades de seus personagens, buscar tesouros, resolver enigmas e explorar áreas como cidades, masmorras, florestas, desertos, ilhas, praias, minas, etc. Os personagens podem disputar lutas entre si ou com criaturas, tais como monstros, dragões, demônios, orcs, utilizando armas e magias, enquanto os NPCs não podem ser atacados. Ao iniciar o jogo, o seu avatar começa na ilha de Dawnport, uma ilha onde todo jogador deve permanecer até desenvolver habilidades necessárias para o progresso e sobrevivência nos outros mapas do jogo. Quando o jogador atinge o nível 8, ele pode, opcionalmente, escolher a sua vocação e deixar a ilha. Em Dawnport, o jogador familiariza-se com o jogo e aprende muitas coisas sobre o mundo de Tibia, como magia ou usar flechas e espadas. O jogo foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação C++ em ambas versões de Windows e GNU/Linux.
4. Point Blank, para PC
No país do Counter-Strike, não é fácil outro jogo de FPS para PC dominar a mente dos brasileiros. Mas Point Blank fez isso. O game da Zepetto conquistou diversos jogadores e a comunidade só crescia, com um sistema de clãs oficial que facilitava a comunicação interna. O cenário competitivo até sobrevivia antes do lançamento oficial do VALORANT, e podemos dizer que alguns dos grandes nomes do FPS da Riot Games tiveram o Point Blank como escola.
5. Grand Chase, para PC
A Level Up! Games foi quase uma mãe para o público brasileiro. Ragnarök Online, Perfect World, Turma do Chico Bento e muitos outros jogos chegaram ao Brasil por meio da editora, e Grand Chase está entre os principais. Em 2010, os servidores nacionais registraram o recorde de quase 40 mil players simultâneos, fazendo com que a base brasileira se tornasse a maior do game. Embora descontinuado em 2015, ele retornou ao Steam em 2021 e causou um alvoroço entre os fãs nostálgicos do titulo, sendo ainda bem popular.
6. Paladins, OS X, Microsoft Windows, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One
Paladins é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa com multijogador online, baseado em equipes e gratuito para jogar, lançado como closed beta em 17 de novembro de 2015, e tendo seu beta aberto somente em 16 de setembro de 2016, dentro de uma semana do seu lançamento no Steam, o jogo havia atraído 750.000 (setecentos e cinquenta mil) downloads, de acordo com o International Business Times, foi um dos dez jogos mais populares pelos usuários no serviço. Cada jogador controla um campeão com diferentes habilidades, e eles são divididos em duas equipes que competem para alcançar objetivos. Em resposta a acusações de que o jogo seja um clone de Overwatch, o Ex-COO da Hi-Rez Studios, Todd Harris, disse que “Apesar de Overwatch ser um belo jogo, não serviu de inspiração para Paladins. O desenvolvimento de um jogo é um processo interativo com ideias que aparecem de projetos passados. Para o gênero de shooters com heróis, o jogo que merece mais crédito é Team Fortress 2. Lançamos um jogo de tiro baseado nas classes de Team Fortress 2 chamado Global Agenda, em 2010. Paladins foi concebido como uma versão de fantasia de Global Agenda, e, das aproximadamente 85 habilidades de combate presentes atualmente em Paladins, a grande maioria veio desse jogo que fizemos há 10 anos. Dado o marketing para Overwatch, muitas pessoas nem sequer perceberam que alguns dos nossos heróis, como o mecha (abreviatura para um tipo de robô gigante) Ruckus ou Evie, estavam disponíveis e jogáveis no beta de Paladins muito antes das habilidades de personagens serem mostradas em Overwatch. E funcionalidades específicas, como Baús, também foram demonstradas em Paladins antes de aparecerem em Overwatch. As pessoas que estiverem interessadas podem ver essas imagens de gameplay no YouTube e tirar as suas próprias conclusões.” Team Fortress 2“.
O jogo saiu do beta no dia 8 de maio de 2018 e recebeu muitas mudanças visuais graças a nova direção da empresa desenvolvedora do jogo. O diretor da Hi-rez, conhecido pelos jogadores como HirezChris, anunciou no dia 30 de abril de 2018 a retirada do beta do jogo abertamente para a comunidade do jogo. A celebração foi realizada no dia do lançamento do jogo na Twitch, com uma live que durou praticamente o dia inteiro, onde os jogadores teriam livre acesso no chat para conversar com a equipe desenvolvedora do jogo e com representantes da comunidade.
7. Counter-Strike, Windows, macOS, Linux, PlayStation 3
Xbox, Xbox 360
Counter-Strike (CS) é uma série de jogos eletrônicos multijogador de tiro em primeira pessoa, no qual times de terroristas e contra-terroristas batalham entre si, respectivamente, realizando um ato de terror (explodindo bombas, fazendo reféns) e prevenindo-os (desarmando bombas, resgatando reféns). A série iniciou-se no Windows em 1999 com o lançamento do primeiro jogo, Counter-Strike. Foi inicialmente lançado como uma modificação (“mod”) de Half-Life desenvolvida por Minh “Gooseman” Le e Jess “Cliffe” Cliffe, antes que os direitos de propriedade intelectual do jogo fossem adquiridos pela Valve, os desenvolvedores de Half-Life, que então transformou o Counter-Strike em um produto à venda lançado em 2000.
O Counter-Strike original teve como sequência o Counter-Strike: Condition Zero, desenvolvido pela Turtle Rock Studios e lançado em março de 2004. Uma versão anterior de Condition Zero que foi desenvolvida pela Ritual Entertainment foi lançada junto com ele como Condition Zero: Deleted Scenes. Oito meses depois, a Valve lançou o Counter-Strike: Source, uma recriação do Counter-Strike original e o primeiro da franquia a usar o novo motor Source criado pela Valve.[1] O quarto título da série principal, Counter-Strike: Global Offensive, foi lançado pela Valve em 2012 para Windows, OS X, Xbox 360, e PlayStation 3. Hidden Path Entertainment, que também trabalhou no pós-lançamento do Counter-Strike: Source, ajudou a produzir o jogo ao lado da Valve.[2] Counter-Strike 2 foi anunciado em março de 2023, com uma data de lançamento provisória para o verão de 2023.
Vários títulos derivados de terceiros foram criados para os mercados asiáticos ao longo dos anos. Isso inclui a série Counter-Strike Online, Counter-Strike Neo e Counter-Strike Nexon: Studio.
E aí, qual desses jogos você lembra de ter jogado?
Veja também
Luz p’ra nós!
Que Bacana!😃
É uma data muito legal para celebrar a cultura dos jogos eletrônicos e o seu impacto na sociedade. 😊
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Não joguei nenhum desses,mas meus amiguinhos jogavam Tibia! Nostalgia! Luz p’ra nós!
#luzpranos
Luz pra nós
Luz p´ra nós !!
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Tibia é reliquia brasileira já kkk. #luzpranos
né?! faltou por cs
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!