
A revista britânica The Economist relatou neste fim de semana que a administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está considerando a possibilidade de que países não europeus, como Brasil e China, enviem forças de paz à Ucrânia para assegurar um cessar-fogo, caso haja um acordo entre Kiev e a Rússia, que invadiu o país vizinho há três anos.
A publicação destacou a menção ao Brasil em um artigo publicado em seu site neste domingo (16), onde foi ressaltada a decisão de Trump de não convidar aliados da Otan para as negociações de paz com Vladimir Putin.
“Autoridades americanas estão sugerindo um modelo diferente de força de manutenção da paz, incluindo países não europeus como Brasil ou China, que ficariam posicionados ao longo de uma eventual linha de cessar-fogo, atuando como proteção”, afirmou a Economist.
“Acredita-se que o vice-presidente americano, J. D. Vance, tenha informado os europeus que uma força composta apenas por europeus seria menos eficaz na dissuasão da Rússia contra novos ataques. Ivan Krastev, um cientista político, sugeriu que essa linha poderia ser chamada de ‘linha Trump’. No entanto, a Rússia se opõe veementemente à presença de tropas estrangeiras na Ucrânia, o que exigiria que Trump exercesse pressão sobre Putin”, acrescentou a revista.
O artigo surge em um momento em que países da Otan, como Reino Unido, Holanda e Bélgica, consideram a possibilidade de enviar forças de paz à Ucrânia caso ocorra um cessar-fogo. O Brasil e a China ainda não se pronunciaram sobre a matéria publicada pela Economist.
A participação desses países em uma força de paz levantaria questionamentos, especialmente devido à proximidade de ambos com Putin através do bloco Brics.
A China tem sido acusada de contribuir com a agressão russa à Ucrânia, aumentando a importação de petróleo e gás do país aliado e transferindo tecnologia usada pela Rússia na fabricação de armamentos.
fonte: gazetadopovo
Acesse os portais:
Luz p’ra nós
Grato pelo post! Luz p’ra nós
Luz p’ra nós ✨
Esse Trump é folgado
Pq ele n vai só?
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz pra nós.
Os Estados Unidos cria o conflito, liderando a OTAN e convida nações para seu domínio territorial. A Rússia limitou a audácia, Ucrânia caiu na cilada e agora quer jogar Brasil e China pra fazer diplomacia de paz na tal “linha Trump”?! Não deu conta da apaziguar a treta que fez, aponta quem pode e ainda quer levar a fama?! Só o Trump mesmo! LPN
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️💥
Luz p’ra nós 🕯️
Brasil sempre uma nação de PAZ #luzpranos
Luz p’ra nós!
Brasil é a salvação do mundo!
Luz p’ra nós.