Entenda como o aquecimento na temperatura da agua provocada pelas usinas elétricas fez os peixes-boi se tornarem dependentes
Os peixe-bois cinza da Flórida (EUA) costumam nadar perto da superfície do canal protegido ao lado de Apollo Beach, na Costa do Golfo. Onde a água se aquece à temperatura ideal a espécie que não conseguem sobreviver abaixo de 20 °C.
Mas na verdade, o que faz a água atingir essa temperatura é grande usina produtora de eletricidade, movida a carvão, que sobrevoa os animais. A usina bombeia água quente.
Esses peixe-bois viraram dependentes das usinas elétricas a carvão e gás. E seu local de desdobramento histórico (fontes naturais ao longo do litoral do Atlântico) foi destruído pelo desenvolvimento humano.
Agora, esta situação está se tornando cáotica visto que os EUA está adotando a energia renovável, e essas usinas serão desligadas junto da fonte de água quente artificial.
Os peixes se direcionam a essas usinas por anos, incluindo a do Cabo Canaveral, na Indian River Lagoon. Mas as companhias energéticas podem desligar essas descargas de água quente ao longo dos próximos 30 anos, à medida que a Flórida quer atingir emissões zero até 2050.
O plano de ação de água quente para os peixe-bois da Flórida 2023 destacou:
Precisamos começar agora [a mover os peixes-boi] para evitar perdas catastróficas da população de peixes-boi da Flórida.
Em 1997, uma usina elétrica frequentada pelos bixanos desligou a descarga de água quente, e como os animais já acostumados com o local não deixaram a região e morreram de hipotermia.
Além disso, mesmo as usinas dando água-quente que precisam, ainda falta ervas marinhas no local, já que elas não sobrevivem em águas poluídas.
Os peixe-bois que se acomodaram em Indian River Lagoon para conseguir água quente artificial não deixaram o local e morreram de fome. Em 2021 e 2022, morreram 1,9 mil peixes-boi. O fundador do grupo Save the Manatees, Pat Rose posicionou:
Isso não tem precedentes. Foi preciso termos uma tragédia para que as pessoas compreendessem o que estava acontecendo com os peixes-boi.
A falta de comida fez os cientistas tomarem medidas desesperadas, como alimentar os animais com alface-romana.
Cerca de 272.155 kg de alface foram dados aoa peixes-boi da costa leste da Flórida, por dois anos. O programa recebeu o nome de Let Them Eat Lettuce (“Deixe que eles comam alface”) e foi supervisionado por Rose.
A iniciativa foi um sucesso. Os peixes-boi se recuperaram o suficiente para que o programa pudesse ser suspenso durante o inverno de 2023.
Rose também ajudou redigir a Lei dos Santuários de Peixes-Boi da Flórida de 1978. Segundo a lei, que definiu zona de proteção e também limita velocidade dos barcos, é ilegal que:
Qualquer pessoa, a qualquer momento, intencionalmente ou por negligência, perturbe, moleste, abuse ou incomode qualquer peixe-boi.
Acesse os portais:
⚔️Luz p’ra nós!⚔️
Luz para o reino 🕯️
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
#LUZPRANOS
Gratidão pelo conteúdo.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!!!
Luz p’ra nós!
Grata pela informação