
O Hamas informou nesta sexta-feira (4) que está em diálogo com outros grupos palestinos para avaliar a proposta de cessar-fogo em Gaza, apoiada pelos Estados Unidos, e que apresentará sua resposta assim que as negociações forem concluídas.
Fontes próximas indicam que o grupo busca garantias para que o acordo resulte no fim do conflito.
A iniciativa pela trégua ganhou força após o presidente americano Donald Trump anunciar que Israel concordou com as condições para uma pausa de 60 dias nas hostilidades em Gaza.
Em entrevista, Trump declarou que representantes americanos e israelenses tiveram uma conversa “longa e produtiva” sobre os termos da proposta. Ele também pressionou o Hamas a aceitar o acordo, alertando que, caso contrário, a situação poderá piorar.
“Espero que o Hamas aceite este acordo pelo bem do Oriente Médio, pois a situação não vai melhorar — só vai piorar”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social.
Proposta de cessar-fogo detalhada
O acordo prevê a libertação gradual de 10 reféns israelenses vivos e a devolução dos corpos de outros 18, em troca de prisioneiros palestinos detidos em Israel.
De acordo com fontes, dos 50 reféns ainda em Gaza, cerca de 20 estariam vivos.
Além disso, a proposta inclui o envio de ajuda humanitária para Gaza e a retirada progressiva das tropas israelenses de algumas áreas.
O objetivo final é iniciar negociações para um cessar-fogo permanente entre as partes.
“Esperamos que o acordo seja fechado, mas tudo dependerá da disposição do Hamas em aceitar os termos”, afirmou Mike Huckabee, embaixador dos EUA em Israel, à emissora Canal 12 de Israel.
“Uma coisa é certa: o presidente, o primeiro-ministro, o povo americano e o povo israelense querem que isso acabe.”
Fonte: cnnbrasil.com.br
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Luz p’ra nós
Luz p’ra nóss
Luz pra nós.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós ⚛️💥
#luzpranos
Luz p’ra nós!