
Cientistas do Instituto de Materiais Avançados da Universidade Deakin, encontraram uma forma de armazenar e transportar hidrogénio em pó.
Atualmente o armazenamento de hidrogénio faz-se em tanques de alta pressão, ou através do arrefecimento do gás até ao estado líquido. De uma ou de outra forma, é sempre despendida uma enorme quantidade de energia e são utilizados processos e produtos químicos considerados perigosos.
O enorme avanço conseguido pela equipa de cientistas consiste numa nova forma mecano-química de separar, armazenar e transportar enormes quantidades de gás, em segurança e sem desperdícios. O segredo deste processo? Um ingrediente chamado nitreto de boro em pó.
Por ser muito pequeno e ter, ainda assim, uma grande superfície de absorção, este componente revelou-se extremamente eficaz para absorver substâncias como o hidrogénio.
Na prática, o nitreto de boro em pó é colocado num moinho que contém pequenas bolas de aço inoxidável concentradas numa câmara, juntamente com os gases que precisam de ser separados. À medida que a câmara gira a uma velocidade cada vez maior, a colisão das esferas com o pó e a parede da câmara desencadeia uma reação mecano-química, que resulta na absorção de gás pelo pó.
Ainda surpresa por esta descoberta, a equipa de cientistas concluiu que o pó de nitreto de boro pode ser reutilizado várias vezes para realizar o mesmo processo de separação e frisou que este componente é classificado como um produto químico de nível 0, pelo que é perfeitamente seguro para ser armazenado em qualquer local, até mesmo em casa.
Uma vez absorvido pelo pó, o hidrogénio pode ser transportado de forma segura e fácil. E quando a sua utilização for necessária, basta simplesmente aquecer o pó em vácuo para libertar o gás inalterado.
Com a descoberta deste processo, que não requer altas pressões ou temperaturas reduzidas, a equipa de cientistas do IFM acredita ter criado uma forma mais barata e segura de desenvolver veículos movidos a hidrogénio.
Veja mais:
Fotossíntese artificial produz hidrogênio com quase 20% de eficiência
Um drone que pode carregar você e um carro a hidrogênio inovador
Fonte:https://away.iol.pt/energia/hidrogenio/hidrogenio-em-po-podera-revolucionar-o-futuro-da-mobilidade/20220728/62e15b610cf2f9a86eaf102c
luz pra nós
Luz pra nós
#LuzPraNos
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Luz pra nós

LPN
Luz pra nós
Luz p´ra nós
Luz pra nós
Bem legal.
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p´ra nós
Luz pra nós
Luz p´ra nós!