

Antes apelidada como “rocha” pelo coletivo local hoje se tornou um grande símbolo de orgulho nacional
A ilha do Caribe em poucos anos, deixou de ser uma rocha vazia p’ra se tornar um paraíso cheio de vida e diversidades do reino animal que chamou atenção de ambientalistas do mundo todo.
A garra dos moradores de Antígua e Barbuda foi responsável pela metamorfose da pouco conhecida ilha Redonda, a terceira maior do país. Agora, eles comemoram mais uma importante conquista.
Com 1,6 km de comprimento, Redonda foi constatada como área de proteção pelo governo do país. A intenção é manter no local status oficial como ponto de reprodução essencial p’ra aves migratórias.
A Reserva do Ecossistema de Redonda também porta um abrangente reino vegetal nas águas marinhas da região e um recife de corais. Ao todo, ela cobre uma área de 30 mil hectares.
Seu tamanho é um feedback do esforco do país p’ra atingir a meta “30×30”, um movimento global que pretende que 30% do planeta sejam áreas de preservação ambiental até 2030.
Agora, Redonda passa por um amplo desdobramento de biodiversidade. A ilha abriga dezenas de espécies ameaçadas, colônias de aves marinhas de importância mundial e lagartos endêmicos.
Segundo Shanna Challenger, da EAG:
A ilha conseguiu despertar orgulho nacional.
Para mim, como antiguana, este trabalho é monumental. Estamos inscritos para sempre na história de Redonda.
Tenho muito orgulho de ter participado deste processo e mal posso esperar para ver qual será o legado de Redonda daqui para frente.
A esperança é que outros possam usar esse exemplo de recuperação ambiental como referência p’ra ver que mudanças ambientais extremas podem ser feita com constância e dedicação. Challanger pontua:
Atingir nosso objetivo ’30×30′ mostra ao resto do mundo que isso é possível.
Mesmo não sendo responsáveis pela maior parte das emissões, estamos entre os mais prejudicados e, ainda assim, somos os primeiros a atingir nosso objetivo.
Em vez de falar, estamos agindo. Espero que sirva de inspiração para outros países. Se a pequena Antígua e Barbuda pode fazer, você também pode.
Acesse os portais:
Luz p’ra nós!
#LuzPraNós!
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Parece ser bonita