A personagem de anime Luce foi criada pelo Vaticano “a partir do desejo de entrar no mundo da cultura pop, tão amado pelos nossos jovens”, disse o arcebispo. Luce (“Luz”, em italiano) é uma peregrina com um cajado e com botas enlameadas, de modo a representar as dificuldades da jornada da vida, segundo o Vaticano.
Polêmicas envolvendo o personagem :
Algumas rejeições se deve não à aparência da personagem, mas sim a seu autor, o artista italiano Simone Legno, criador da marca tokidoki, que vende diversos tipos de produtos, incluindo vibradores.
“É possível que o Vaticano, ao encomendar o trabalho, não soubesse que estava se entregando a um criador ligado a marcas comerciais que, em seu portfólio de respeito, têm produtos que dificilmente poderiam ser associados à Igreja, como vibradores em forma de diabo e unicórnios com arco-íris?”, questionou o site católico italiano La Nuova Bussola Quotidiana.
Conheço pessoas que já fizeram esculturas para o Vaticano sem ligação direta com a ideia cristã, trazendo para a arte elementos de várias culturas e religiões. E, por experiência própria, já visitei casas de candomblé repletas de imagens de santos, velas e incensos, que atraem muitos católicos. Essa mistura de tradições e símbolos revela como espiritualidade e arte se entrelaçam, transcendem barreiras religiosas e se tornam comuns no cotidiano de tantas pessoas.
Luce e Hatsune Miku:
“Luce” parece mais uma variante do recente meme popular da “Hatsune Miku Brasileira” e trazem uma conexão única entre o Brasil e o mundo, cada uma com seu toque de identidade e cultura. Luce, criada pelo Vaticano, com as cores azul, verde e amarela, o que nos faz sentir um toque brazuca e mostra como o Brasil tem esse poder de inspirar e ressoar pelo globo. A “coincidência” no nome dela com “Lúcifer” adiciona um ar místico, questionado por diversos internautas, inclusive num momento em que o mundo observa o Brasil com um certo fascínio, entre natureza abundante e espiritualidade vibrante. Tanto Luce quanto a Miku brasileira revelam como o anime, a fé e a cultura pop conseguem se misturar.
Nos faz relembrar que a própria Igreja já usou o termo “Lúcifer” em cantos gregorianos de Páscoa, o que reacendeu debates sobre o nome escolhido para a mascote.
Canto Gregoriano de Pascoa do vaticano exaltando a Lucifer :
A internet aproveitou a criação de Luce para inundar as redes com fan arts e releituras, explorando a personagem em diferentes estilos e contextos.
Posts Relacionados :
O Domo Brazuka que Bolsonaro, E.U.A e Israel querem derrubar
Luz P’ra Nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Interessante, luz p’ra nós
Luz pra nós.
Esse tipo de mistura entre ficção, religião e cultura é realmente fascinante, pois traz à tona questões profundas sobre moralidade, identidade e até o poder da narrativa.
Interessante. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥🙌🏾
Luz p’ra nós!
Bem da hora. Luz pra nós.
#luzpranos
Bem Loko! Lpn!🍎
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!