Durante um ato realizado no Congresso Nacional, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, voltou a defender a regulação das redes sociais.
Para o ministro, é preciso que as autoridades criem regras claras para evitar as manipulações políticas que resultaram nos atos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023.
Hoje também é o momento de olharmos para o futuro e reafirmamos a urgente necessidade de neutralização de um dos grandes perigos modernos da democracia: a instrumentalização das redes sociais pelo novo populismo digital extremista.
Em sua fala, Moraes ressaltou que as redes sociais buscam apenas o lucro e nada fazem para impedir o avanço de novos “populistas digitais extremistas”.
Para ele, as empresas apenas monetizam o conteúdo dessas pessoas sem aplicar qualquer filtro, sendo que elas também aproveitam que não há regras no país para esse mercado.
elas aproveitaram-se da total inércia das instituições democrática e organizaram sua máquina de desinformação, com a criação de suas ‘milícias digitais’, que vêm atuando sem restrições nas redes sociais, por ausência de regulamentação.
O ministro também alertou para o perigo da falta de regulação para a Inteligência Artificial.
A ausência de regulamentação e inexistente responsabilização das plataformas somadas à falta de transparência na utilização da inteligência artificial e dos algoritmos tornaram os usuários suscetíveis a demagogia e manipulação política, possibilitando o novo populismo digital extremista e de seus aspirantes a ditadores.
Por enquanto, o Congresso ainda debate o PL das Fake News e o presidente da Câmara, Arthur Lira, defendeu recentemente a aprovação do texto.
Além disso, o Senado tem trabalhado em um projeto para regulamentar o uso de IA não apenas no mercado, mas também para evitar a manipulação política em eleições.
Veja também:
Houve um tempo onde precisávamos confiar em estranhos representando multidões que não os veriam novamente até as eleições seguintes.
Hoje, entretanto, a tecnologia nos permite acessar os mais íntimos documentos, pagamentos e todo tipo de comunicação pessoal. Se confiamos no sistema para ter acesso a tudo o que é mais sagrado em nossas vidas, por que ainda não permitem que também nos representemos na Câmara dos Deputados?
Se já temos nossas identidades virtuais garantidas na hora de consumir e contratar, por que também não a utilizamos para votar leis e propor soluções diretamente no Congresso Nacional? Por que ainda permitimos que esse método arcaico nos iluda?
Exigimos uma cadeira virtual no Congresso, representando todos os cidadãos do país, que votarão a partir de suas casas, deixando clara a opinião coletiva em todas as votações e discussões da Câmara.
Portais
Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Congresso Online
Projeto Quero Vencer
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅
#luzpranos
Moraes ficaria de cabelo em pé com o congresso online e a teritocracia kkkkk. Tudo no tempo de Deus. Obrigado Senhor. Luz p’ra nós.
cabelo
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
#luzpranos
Luz p’ra nós! 🍎🇧🇷
[…] Moraes alerta contra “populismo digital extremista” […]