Fungos são a Chave para a Sustentabilidade Ambiental e Avanços Científicos, Afirma Pesquisadora
A micóloga Noemia Kazue Ishikawa, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), será uma das palestrantes do TEDxAmazônia, que acontece de 2 a 5 de novembro, em Manaus. Em sua apresentação, ela vai abordar a importância dos fungos para a conservação da Amazônia e defender o micoturismo como uma ferramenta para a educação ambiental.
Ishikawa explica que os fungos são seres vivos essenciais para o funcionamento da floresta. Eles são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, liberando nutrientes que são absorvidos pelas plantas. Além disso, os fungos também desempenham um papel importante na ciclagem de água e na fixação de nitrogênio.
“Os fungos são o começo e o fim do ciclo da vida na natureza”, afirma Ishikawa. “Eles são responsáveis por reciclar a matéria orgânica, transformando-a em nutrientes que podem ser utilizados por outros seres vivos.”
A pesquisadora também ressalta a importância dos fungos para a saúde humana. Eles são a fonte de muitos medicamentos, incluindo antibióticos, antifúngicos e até mesmo vacinas.
“Os fungos são seres vivos incríveis, com um potencial enorme para a ciência e para a sociedade”, afirma Ishikawa. “Precisamos aprender mais sobre eles para podermos preservar seu papel no meio ambiente e na nossa vida.”
O micoturismo é uma atividade turística que visa a observação e a contemplação dos fungos. A prática é uma oportunidade para as pessoas aprenderem mais sobre esses seres vivos e sobre sua importância para o meio ambiente.
“O micoturismo é uma forma de promover a educação ambiental e de sensibilizar as pessoas para a importância dos fungos”, afirma Ishikawa. “É uma atividade que pode ser feita por pessoas de todas as idades e níveis de conhecimento.”
“O micoturismo tem o potencial de se tornar uma atividade turística importante na Amazônia”, afirma Ishikawa. “É uma forma de promover o desenvolvimento sustentável da região e de contribuir para a conservação da biodiversidade.”
No Brasil, o micoturismo ainda é uma atividade incipiente, mas vem crescendo nos últimos anos. No Amazonas, já existem alguns projetos de micoturismo, como o “Museu dos Cogumelos“, localizado em Manaus.
Portais:
Unebrasil
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Unebrasil Oryon
Escola de Lucifer
Congresso Online
Projeto Quero Vencer
Unebrasil Círculo EDL
Luz p’ra nós! 🐐
É muito interessante saber mais sobre os fungos e sua importância para o meio ambiente. Gratidão!🙏
Matéria massa. #luzpranos
São muito importantes mesmo.
Luz p’ra nós 🙏🙏
Luz pra nós
Luz pra nós
Luzpranos
#luzpranos
Luz p’ra nós! ✨️
Luz p’ra nós!