O esforço conjunto de cientistas em universidades na Europa resultou em dados de computação quântica sendo produzidos, armazenados e enviados via conexão pela primeira vez na história. Esse pode ser o primeiro passo para uma possível “internet quântica” no futuro, para computadores industriais.

A computação quântica está entre nós há algum tempo, e tem sido usada no sentido mais estrito da origem da palavra computação: cálculos. O uso dessa tecnologia permite resolver problemas ultra complexos, como o design de moléculas, estudo da propriedade de materiais e decriptação de dados.

Esse tipo de informação, no entanto, é volátil e pode se perder em transmissões de longa distância. Para contornar o problema, cientistas criaram um sistema com um computador quântico capaz de criar a informação e um dispositivo capaz de “buscar” e armazenar esse tipo de dado, ambos compartilhando seu estado quântico em tempo real. A transmissão dos dados foi feita por fibras ópticas comuns.

.

Fotografia do sistema montado para transmitir dados quânticos.
Fonte: Imperial College London

.

Os pesquisadores são do Colégio Imperial de Londres e da Universidade de Southampton, no Reino Unido, e das Universidades de Wurzburg e Stuttgart, na Alemanha. A Dra. Sarah Thomas, coautora do artigo que relata os resultados da pesquisa, afirma no texto:

“Criar a interface entre dois dispositivos chave juntos é um passo crucial em direção a permitir uma rede quântica, e estamos muito empolgados em ser o primeiro time capaz de demonstrar isso.”

“Internet quântica” não é mainstream

Ao contrário do que se possa imaginar, uma rede quântica não é “a nova geração da internet”. Esse tipo de computação é inteiramente voltado para pesquisa e análise de problemas, ainda não se imagina um horizonte em que alguém terá um computador do tipo em casa, muito menos toda uma rede usando a tecnologia.

Então não se preocupe, você não vai precisar atualizar seu computador para um modelo quântico tão cedo. 

Acompanhe  o desdobramento da primeira  conexão de internet quântica:

Especialistas marcam história com a primeira conexão de internet quântica

.