Atualmente, a questão energética tem ganhado grande destaque no cenário geopolítico mundial, gerando discussões quanto às possíveis medidas para o tratamento de dois problemas preocupantes: a escassez do petróleo e a poluição ambiental causada por este e pelos outros combustíveis fósseis. De um lado, aponta-se o aquecimento global, fenômeno climático acentuado com a queima dos combustíveis fósseis e que pode acarretar consequências catastróficas à vida; do outro, a busca cada vez mais urgente de fontes alternativas ao petróleo, cujas reservas, num futuro próximo, segundo estimativas, serão incapazes de suprir a crescente demanda mundial.
Deve-se ressaltar que o petróleo fundamentou o desenvolvimento tecnológico e econômico do século XX. Até os dias atuais, este combustível detém a maior parcela da matriz energética mundial. Representa 95% da energia utilizada no setor de transporte, tendo também um importante papel na produção de eletricidade. Outras vantagens, as quais contribuíram para tal dependência, são o seu baixo custo e a sua alta produtividade quando comparado ao carvão e ao gás natural.
OS NÚMEROS DO CONSUMO
O que tem sido levado em consideração, entretanto, é o fato de o consumo exacerbado do ouro negro vir crescendo de maneira assustadora. Especialistas apontam que 50% do petróleo existente na terra já tenha sido consumido. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), no ano de 2005, o mundo necessitava de 84 milhões de barris de petróleo diariamente. Estima-se que em 2030 este número subirá para 116 milhões de barris por dia.
A elevação do consumo deste combustível pode ser justificada pelo intenso crescimento econômico de países como a Índia e principalmente a China. A cada ano na China, há um aumento de 3,4% do consumo do petróleo, o que equivale a quase o dobro da média mundial. O motivo dominante é o desenvolvimento do mercado de automóveis chinês, que atingiu a marca de 4,1 milhões de carros vendidos em 2006. Os Estados Unidos não ficam atrás neste aspecto, sendo o país que mais consome petróleo no mundo, cerca de 20,5 milhões de barris por dia.
A AMEAÇA DA ESCASSEZ
Embora demore ainda algumas décadas, a escassez do petróleo tornou-se inevitável, uma vez que a descoberta de novos reservatórios não acompanhou a necessidade do planeta. Em torno deste fato, tensões são criadas envolvendo os países que mais possuem esta riqueza, como também, aqueles que mais a consomem. Muitos conflitos já se deram em decorrência disso, como o ocorrido entre os Estados Unidos e o Iraque, em 2003. O Oriente Médio é a região mais abastada em petróleo, concentrando mais de 60% de todas as reservas do planeta. Países como Venezuela e Rússia também se destacam como grandes produtores de petróleo.
Em 1973, quando produtores árabes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) interromperam a distribuição do ouro negro para nações aliadas a Israel, país com o qual eles travavam uma guerra, fez-se clara a idéia de que novas fontes precisavam ser desenvolvidas. Nesta época, a gasolina sofreu aumentos assustadores, gerando grande impacto na economia mundial.
Desde lá, passou-se a utilizar com maior representatividade nas matrizes energéticas o carvão e o gás natural, sendo construídas também usinas nucleares em diversos países. A busca por fontes renováveis de energia crescia e era impulsionada pelo seu caráter não-poluente. No Brasil, o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), cuja origem ocorreu em 1975, fez com que o álcool da cana-de-açúcar fosse aos poucos substituindo a gasolina. Hoje, o Brasil, juntamente com os Estados Unidos, é o precursor na produção de biocombustíveis de vegetais como a soja, o pinhão-manso, a mamona, o dendê, o girassol e a macaúba. Além de renováveis, eles são uma alternativa à gasolina, ao diesel e ao gás natural.
Mais do que nunca, encontrar um meio de reverter a atual situação torna-se de extrema importância, tanto pelo fim da era do petróleo, quanto pela degradação ambiental, corroborada pelos combustíveis fósseis. Pode-se destacar ainda a possibilidade de haver outras guerras entre as nações em decorrência desta riqueza, cada vez mais valiosa.
Escola de Lúcifer
Eu Me Represento: a Solução Política
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós!
Luz para o reino 🕯️
Luz p´ra nós!!
Gratidão por compartilhar !
Luz p’ra nós 🙏🏽⚛️✅
#luzpranos
Luz p’ra nós!
Lpn
Luz pra nós
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós 🍎
luz p ra nos
Luz p’ra nós! 🙏🤘
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Gratidão pelo post
É uma situação complexa que exige soluções inovadoras e colaboração global.
Luz p’ra nós!