Embora seja um lugar histórico para o planeta inteiro no momento atual, Machu Picchu só foi ser conhecida mundialmente pela primeira vez em 1911. Antes do explorador americano Hiram Bingham ter navegado pelas densas florestas tropicais do sul do Peru, guiado por fazendeiros locais, as ruínas da cidade inca abandonada eram apenas de conhecimento local.
O trabalho de Bingham deu início a uma série de estudos sobre a região, sobretudo com um questionamento principal: quem criou Machu Picchu? Em 1913, o pesquisador publicou um artigo na National Geographic e publicou um livro intitulado “A Cidade Perdida dos Incas”, que trouxe mais atenção para o local e aumentou o interesse mundial em descobrir mais sobre aquele lugar.
A história de Machu Picchu
Por mais que Bingham tenha ganhado a fama de “descobridor” de Machu Picchu, é preciso ressaltar que os moradores locais sabiam a localização da cidade perdida muito antes dele. De qualquer forma, o pesquisador removeu vários artefatos e restos humanos da região para serem estudados em Yale — com a condição que esses itens fossem entregues de volta ao governo do Peru.
Por conta desses dados, Machu Picchu foi classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983. Para a infelicidade dos pesquisadores, a civilização inca não tinha qualquer tipo de linguagem escrita. Por isso, não existe qualquer registro escrito da história local e todas as tentativas de desvendar o mistério da sua construção tiveram que ser feitas por outros métodos.
Um arqueólogo de Yale em particular, chamado Richar Burger, liderou em 2004 um estudo para determinar quem havia criado Machu Picchu. Após mais de uma década de pesquisas, Burger disse que a cidade inca era muito mais velha do que se pensava antes.
Datação por radiocarbono
(Fonte: Getty Images)
Usando uma forma avançada de datação por radiocarbono conhecida como espectrometria de massa de acelerador (AMS), Burger e seus colegas revelaram que Machu Picchu tinha surgido por volta de 1420 e 1540 d.C.
Embora os incas não tivessem registros escritos, havia várias fontes da época da invasão espanhola no Peru que preenchiam lacunas sobre a história local.
Por exemplo, fontes históricas falavam que o terreno foi erguido sob ordem do imperador inca Pachacuti, que subiu ao poder em 1438. Sendo assim, presume-se que a cidade tenha sido feita depois de 1440, e possivelmente até depois de 1450.
A maioria dos especialistas acredita que Pachuti tenha criado Machu Picchu para servir como uma de suas propriedades pessoais.
Essa não seria sua casa principal, mas sim um retiro real onde ele e sua corte poderiam relaxar, caçar e festejar. De qualquer maneira, o local foi abandonado cerca de 100 anos depois, durante o período da conquista da Espanha.
As teorias mais marcantes são as de que os habitantes teriam fugido da cidade com medo dos invasores espanhóis ou dizimados pelas doenças trazidas pelos colonizadores.
Fonte: megacurioso.com.br
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Lpn 🙏🏽⚛️✅
Luz pra nós.
#luzpranos
Lpn
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Gratidão pelo post
Luz p’ra nós