
Dahshur possui duas das pirâmides mais preservadas do Egito, elas foram construídas durante o reinado do rei Sneferu (2613-2589 aC), o fundador da quarta dinastia e pai do faraó Khufu – Quéops. A pirâmide curvada e a pirâmide vermelha em Dahshur são ricas evidências do desenvolvimento arquitetônico que levou à construção da Grande Pirâmide de Khufu e suas companheiras no planalto de Gizé.
A Pirâmide Vermelha e a pirâmide curvada em Dahshur precederam as Pirâmides de Gizé na sua construção. A pirâmide curvada é chamada de pirâmide de ‘transição’ , porque o ângulo de seus lados muda abruptamente cerca de um terço do caminho para cima. A segunda pirâmide de Sneferu foi a primeira pirâmide de faces lisas já construída, é também a terceira maior pirâmide já construída, mas as pirâmides de Khufu e Khafre, em Gizé, superaram-na em altura.
Onde ficam as Pirâmides de Dahshur?
Elas estão localizadas a cerca de 40 quilômetros a sudoeste de Cairo, a aldeia de Dahshur marca o extremo sul do vasto campo de pirâmides que começa em Gizé. Escavações em Dahshur revelaram os restos de sete pirâmides , bem como extensos complexos de túmulos construídos para rainhas e nobres da antiga capital de Memphis até a décima terceira dinastia do Império Médio.
Desde Saqqara é possível avistar a pirâmide curvada de Dahshur no horizonte, tanto que você pode combinar sua visita aos dois locais em um único dia.
A Pirâmide Curvada de Dahshur
A pirâmide curvada em Dahshur foi construída no final do século 27 aC pelo rei Sneferu, pai do rei Khufu, o responsável pela construção da Grande Pirâmide de Gizé. A Pirâmide curvada foi a primeira a ser construída pelo faraó Sneferu, ela recebeu esse nome porque estava inacabada e teve que ser reconstruída, mas o rei decidiu deixá-la assim. A pirâmde está localizada no mesmo local da Pirâmide Vermelha, perto da necrópole da cidade de Dahshur.
Características da Pirâmide Curvada:
– Esta pirâmide é a mais bem preservada de todo o Egito e você ainda pode ver seu revestimento de calcário que brilha ao sol.
– Sua altura é de 105 metros, e tem uma base quadrada cujos lados medem 188 metros.
– A característica mais marcante é a curvatura que pode ser vista em suas quatro faces e que responde a uma mudança no ângulo de inclinação inicial, passando de 54 ° para 43 °.
– A pirâmide possui duas câmaras fúnebres com entradas individuais e localizadas em diferentes faces, algo único nas pirâmides egípcias.
– A pirâmide de Snefru é parte de uma necrópole que inclui um templo funerário ricamente decorado com baixos relevos e uma pequena pirâmide.
A Pirâmide Vermelha de Dahshur
A Pirâmide Vermelha é um exemplo extraordinário do grande projeto de construção durante a 4ª Dinastia, sob o comando faraó Sneferu. A fim de corrigir as falhas da pirâmide curvada, Sneferu resolveu embarcar num novo projeto, a pirâmide vermelha.
A pirâmide vermelha foi concluída no início do século 26 aC, foi considerada como a primeira tentativa bem sucedida de construir uma pirâmide completa, esta pirâmide sem dúvida foi o ponto crucial de inspiração para as construções posteriores na Necrópole de Gizé.
fonte: memphistours
Acesse os portais:
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
#luzpranos
Lpn!
Luz p’ra nós 🕯️
As pirâmides e suas construções são histórias fascinantes e demostram a humanidade, que a forma piramidal é resistente e ao mesmo tempo carregam seus mistérios sobre suas edificações, que atravessam o tempo. Importante matéria, lembrando a história da pirâmide Torta e a pirâmide Vermelha que não são tão conhecidas como as de Gizé. Gratidão. LPN
Luz p’ra nós!
Luz pra nós.
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!