Um robô autônomo controlado por IA realizou um procedimento completo em uma pessoa pela primeira vez, cerca de oito vezes mais rápido do que um dentista humano poderia fazer. A informação é do site New Atlas.
O sistema, construído pela empresa Perceptive, usa um scanner volumétrico de 3D portátil, que constrói um modelo 3D detalhado da boca, incluindo os dentes, a gengiva e até mesmo os nervos sob a superfície do dente, usando tomografia de coerência óptica (OCT).
Isso elimina a radiação de raios-X, já que a tomografia ótica usa apenas feixes de luz para construir seus modelos, que saem em alta resolução e com uma taxa de precisão de cerca de 90% para detectar cáries.
É a partir deste ponto que o paciente e o profissional decidem o que precisa ser feito. Depois, quem assume é o cirurgião dentista IA, “planejando” e realizando a operação.
Procedimento de 2h em apenas 15 minutos
Procedimento de robô foi cerca de oito vezes mais rápido do que um dentista humano poderia fazer — Foto: Divulgação/Perceptive
Segundo a empresa, a primeira especialidade do dentista IA é preparar um dente para uma coroa dentária. A Perceptive diz que este é geralmente um procedimento de duas horas e que os profissionais normalmente dividem em duas visitas. O IA dentista realiza isso em cerca de 15 minutos.
A empresa diz, ainda, que a máquina pode realizar o processo com segurança “mesmo nas condições mais movimentadas”, e que os testes em pacientes em movimento foram todos um sucesso.
“Este avanço médico melhora a precisão e a eficiência dos procedimentos odontológicos e democratiza o acesso a um melhor atendimento odontológico, para uma experiência melhor do paciente e melhores resultados clínicos. Estamos ansiosos para avançar nosso sistema e ter soluções pioneiras escaláveis de saúde odontológica totalmente automatizadas para pacientes”, disse Chris Ciriello, CEO e fundador da Perceptive.
Para Karim Zaklama, dentista-geral e membro do conselho consultivo clínico da Perceptive, a experiência do paciente será melhor com a simplificação dos procedimentos e o aumento do conforto.
“As capacidades avançadas de imagem, especialmente o scanner intraoral, fornecem detalhes incomparáveis que nos permitirão diagnosticar problemas mais cedo com maior precisão e nos conectar mais efetivamente com os pacientes. Esta eficiência nos permite focar mais no cuidado personalizado e reduzir o tempo na cadeira, permitindo-nos tratar mais pacientes de forma eficaz.”
O robô ainda não tem aprovação da FDA (a Anvisa dos EUA), e a Perceptive não definiu um cronograma para a implantação, ou seja, ainda pode levar alguns anos até que o público possa acessar a esse tipo de tratamento.
Fonte: epocanegocios.globo.com
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Luz p’ra nós!
Luz pra nós.
Luz p’ra nós!
Muito bom.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏽⚛️
#luzpranos
Luz p’ra nós
luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!