Super Mario Bros. 3: o jogo que há 35 anos revelou Bowser, fez Mario voar e surpreendeu os fãs
O fenômeno lançado para Nintendo Entertainment System, o famoso NES, em 1988 é responsável por estabelecer diversas mecânicas, itens e visuais que percorreram por quase toda a franquia Mario nos anos seguintes – ou ao menos por seus títulos mais populares. Super Mario Bros. 3 vendeu mais de 17 milhões de cópias a nível global e foi o terceiro jogo mais vendido para o console durante sua vida útil mesmo demorando mais de dois anos para chegar até a América do Norte, além de sua recepção ter sido extremamente positiva entre críticos e público.
Por mais que a franquia 2D dos irmãos encanadores Mario e Luigi tenha evoluído e se modernizado até chegarmos a Super Mario Bros. Wonder, diversos elementos pensados por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka durante o desenvolvimento do sucessor de Super Mario Bros. 2 permanecem até os dias atuais, como o conceito de overworld – design de mapa que une diversas fases do mundo em um plano só ao invés do tradicional menu para selecionar fases.
Outro aspecto que foi extremamente relevante para a franquia foi a definição da aparência de Bowser, o principal vilão de todos os games de plataforma do bigodudo. Seu tradicional cabelo vermelho de fogo apareceu primeiramente em Super Mario Bros. 3 e se tornou sua marca registrada.
Além disso, o power-up que permite que Mario voe apareceu inicialmente neste jogo – daí o conceito por trás da capa.
Assim como segredos são populares em todos os jogos da franquia, os Cogumelos Brancos deixaram os jogadores com os cabelos em pé na época por ser muito difícil encontrá-los.
A possibilidade de rolar por ladeiras, algo já comum na série, e arremessar blocos estranhos também impressionaram o público na época. A revista Official Nintendo Magazine o classificou como um dos melhores jogos da desenvolvedora de todos os tempos e ele acumulou notas positivas dos sites IGN, GameSpot, Famitsu e Computer and Video Games.
Posteriormente, o game recebeu port para consoles mais recentes da Nintendo, foi lançado em coletâneas e até reapareceu com suporte para leitor digital com Super Mario 4 Advance para o dispositivo Game Boy Advance. Atualmente, ele está disponível aos assinantes do serviço Nintendo Switch Online que tenham acesso ao pacote que inclui jogos de NES.
FONTE: br.ign
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós✨
#luzpranos
Que bacana! 😃
Joguei pouco
Mário…
Confesso
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luzpranos
Luz pra nós
Luz p’ra nós!