A inteligência artificial do Google consegue realizar algumas tarefas que o ChatGPT não é capaz, incluindo permitir edições e imagens nas respostas; confira mais
O Gemini Google é uma plataforma com inteligência artificial (IA) generativa capaz de criar textos e imagens a partir de comandos simples. Um de seus melhores atributos é a capacidade de pesquisar na internet em tempo real, apresentando respostas embasadas, links de referências e até vídeos. Por mais que o ChatGPT seja um chatbot muito popular, com capacidade de realizar tarefas complexas, o Gemini conta com alguns recursos que o deixam ainda mais potente. A ferramenta do Google permite, por exemplo, que o usuário faça ajuste nas respostas de maneira descomplicada. Outro recurso do Gemini é a possibilidade de checar uma resposta na própria plataforma. A seguir, conheça cinco coisas que o Gemini faz e o ChatGPT não.
1. Permite checar a resposta internamente
Quem já tem o costume de usar chatbots com inteligência artificial sabe que essas ferramentas podem apresentar respostas imprecisas e até mesmo mentirosas. Isto ocorre por uma falha no treinamento ou pela IA não ter dados suficientes para responder, preferindo inventar um argumento do que deixar o usuário sem solução. Para tentar contornar o problema, o Google criou uma ferramenta que permite checar as respostas do Gemini no buscador.
Abaixo de cada resposta, é possível encontrar um botão com o símbolo do Google. Ao ser acionado, o recurso pesquisa as informações dadas pela inteligência artificial usando o seu buscador. Quando a ferramenta consegue encontrar um dado semelhante, o trecho é destacado em verde e o usuário pode checar a fonte daquela informação. Quando não pode ser verificado, o trecho fica marcado em vermelho, indicando que a resposta pode ser imprecisa.
2. Permite modificar a resposta
Uma das maiores dificuldades ao usar um chatbot é conseguir dar os prompts certos para obter o resultado desejado. Muitas vezes, o usuário precisa enviar comandos adicionais para refinar a resposta até que fique satisfatória — o Gemini conta com um recurso exclusivo que permite modificar a resposta de maneira descomplicada.
Abaixo de cada resultado criado pelo chatbot, aparece a opção “Modificar resposta”, que tem alguns ajustes pré-definidos que podem ser usados para gerar uma nova resposta. As opções dadas pelo Gemini são: mais curta, longa, mais simples, mais informal e mais profissional. Assim, em apenas um clique, é possível gerar uma nova resposta para atender melhor às necessidades do usuário.
3. Consegue exibir imagens nas respostas
Uma das maiores vantagens de usar o Gemini é ter a pesquisa do Google aliada à inteligência artificial. Além de conseguir procurar na internet, em tempo real, para exibir resultados mais precisos, a ferramenta também tem capacidade de exibir imagens retiradas da internet em seus feedbacks.
Ao pedir para que o Gemini mostre algumas inspirações para a decoração de um bolo de aniversário, por exemplo, a ferramenta exibe imagens retiradas do Pinterest e de outras plataformas, trazendo também uma breve explicação para cada estilo. Vale ressaltar que tanto o ChatGPT quanto o Gemini conseguem gerar imagens a partir de comandos de texto e também analisar as enviadas pelo usuário.
4. Permite exportar respostas para o Google Docs e Gmail
Outra vantagem do Gemini é a integração com outros produtos do ecossistema Google. Todas as respostas geradas pelo chatbot podem ser exportadas para o Google Docs, para serem editadas e usadas em outros projetos, ou diretamente para o rascunho do Gmail, para serem enviadas como uma mensagem. Dessa forma, não é preciso copiar o texto da IA para colá-lo em outra plataforma manualmente. Assinantes do plano Advanced, que custa R$ 96,99 por mês, têm uma integração ainda maior com o ecossistema Google, sendo possível usar o Gemini diretamente no Gmail, Docs e outros aplicativos.
5. Maior capacidade de resolver problemas
Em geral, o ChatGPT e o Gemini são ótimos em resolver problemas do cotidiano. Contudo, em alguns benchmarks — testes usados para avaliar a capacidade de softwares — os modelos do Gemini se saíram melhor, em especial ao resolver problemas mais longos e complexos. Essa capacidade avançada inclui a resolução de questões matemáticas, planejamentos detalhados e também um raciocínio mais apurado.
Vale ressaltar, no entanto, que esses softwares estão recebendo atualizações constantes, tornando-se cada vez mais inteligentes. Além disso, a Google e a OpenAI estão sempre lançando novos modelos, cada vez mais avançados e capazes. Portanto, é possível que a capacidade de resolver problemas fique ainda mais apurada em modelos mais atuais.
Veja também
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏻
#Luzpranos
Luz p’ra nós!