
Saiba o que é Asperger, a síndrome de Greta Thumberg
Quando, em seu discurso na Organização das Nações Unidas, a ativista ambiental adolescente, Greta Thumberg repetiu, de cenho franzido, para líderes mundiais a expressão “Howdareyou?” (Como vocês ousam?) ela levantou muitas críticas e questionamentos em relação ao seu posicionamento e dureza da fala. O olhar que lançou para o presidente Donald Trump, quando este entrou na sala, também revelou que mais do que as palavras, Greta não mede emoções, ou sabe disfarçá-las. Com isso a sueca vem se tornando alvo de críticos pela intensidade de seu posicionamento — muitos sem entender que parte de sua personalidade deriva da síndrome de Asperger. Mas o que é exatamente essa síndrome?
Aqui meu video sobre o assunto:
”https://youtu.be/YBf4u63IwjA”
Para psicólogos e especialistas “Asperger”, assim batizada em homenagem ao pediatra austríaco Hans Asperger, desde 2013 perdeu o status de ter diagnóstico em separado para passar a fazer parte do TEA (Transtorno do Espectro Autismo), que é considerado um transtorno de neuro desenvolvimento, no qual a criança tem dificuldade na comunicação social e mantêm um interesse restrito e estereotipado.
Trata-se de alteração em nível cerebral onde as conexões entre os neurônios se dão de uma forma diferente ocasionando da maioria, gerando dificuldade de interação do indivíduo portador com as outras pessoas de uma maneira adequada. O paciente Asperger ou autista entende o mundo e suas questões de maneira esmagadora. Ele toma certas ideias, situações e perdas como algo obsessivo e, caso não se resolva o “mundo” dele estaria ameaçado”, explica o neuropsicólogo, diretor do Instituto Neuronus, Hercílio Silva Júnior. A definição está contida no DSM5, que pode ser considerada a bíblia dos transtornos mentais e que viabiliza todos os diagnósticos, sendo que para estar dentro de algum espectro a pessoa precisa atender a certos critérios contidos no manual.
Como autista, ou Asperger, Greta tem a veemência ao seu lado, explica Hercílio e acrescenta que essa veemência faz parte da doença. O assunto defendido pela estudante é pertinente e politicamente importante, porém, ele acredita que, devido ao transtorno, ela defenderia qualquer outra ideia com a mesma garra. “Faz parte das características”, completa.
Outra característica do autismo, e logo do Asperger, é a interpretação da linguagem de forma literal. Para eles, é difícil entender expressões faciais, piadas, sarcasmo, metáforas e conceitos abstratos, por exemplo. Muitos portadores do autismo leve, ou Asperger, também não estão muito atentos às expectativas de seus interlocutores numa conversa, por exemplo, e tendem a ser prolixos em relação aos seus próprios interesses.
Porém, Hercílio Jr. considera que, apesar das peculiaridades, jovens com esse tipo de síndrome podem possuir uma inteligência normal ou até acima da média. “São muito focados apresentando interesse intenso por determinada área ou causa, o que explicaria a postura chocante da menina em seu discurso na ONU”, completa o neuropsicólogo.
Mas, independentemente da nomenclatura, autismo leve ou Asperger, o ideal é que a criança com essa síndrome seja diagnosticada o quanto antes, por tratar-se de um transtorno de continuidade, ou seja, ele pode ser intensificado ou, de acordos com as terapias integrativas a que a criança for submetida, diminuído. “Existe na literatura da neuropsicologia vários casos em que o paciente dentro do espectro autista teve uma vida normal e até de mais sucesso em adulto”, revela o neuropsicólogo.
Ele ainda faz um alerta: diferentemente do autismo clássico, com sintomas mais definidos, o Asperger pode ser diagnosticado somente tardiamente, somente quando a criança atingir a idade escolar ou na adolescência. Os pais devem estar atentos também nessas fases, buscando a ajuda de um profissional assim que aparecerem características que podem indicar que a interação social daquela criança pode estar comprometida.
Gratidão, Mestre.
Sou aspie.
Luz p’ra nós!
A relação da pouca paciência com ficar 5horas na mesma coisa, talvez seja referente a coisas diferentes, por exemplo, ter muita paciência em jogar por horas e horas ou ouvir a mesma música por horas e horas, mas não ter paciência pra se explicar por algo que vc já sentiu que foi solucionado. Quase tudo fica muito ligado a sensação aliado a uma lógica aguçada, saiu disso já é um ponto chave pra perder a paciência.
Enfim, só um adendo, na minha perspectiva, que os dois se encaixam na mesma pessoa quando vistos de prismas diferentes.
Luz pra nós
faz sentido irmã.
Luz pra nós!
Eu estou com o ventilador ligado aqui, e só foi o mestre dizer que ventiladores causam dor de ouvido.. que logo começou a doer os meus ouvidos rs, eu tenho essas dificuldades com luzes fortes, que me geram dor de cabeça e tontura, meu celular mesmo vive com a tela amerela e com brilho baixo, tinha muitas tonturas e dor de cabeça, não sei se pode estar ligado, mas consequentemente me fez lembrar, luz p’ra nós.
é bom ter os sentidos sensiveis. eu acho bom. demanda alguns cuidados, mas acostuma.
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
gratidao, Luz pra nós!
Valeu Rogério, importante tema por ti abordado mestre ! Mesmo que hoje em dia ,haja bastante conteúdo disponível na internet . Porém muito mas legítimo ver alguém falando sobre, Vc no caso conforme vídeo . Tenho um sobrinho Aspie próximo . Porém algumas poucas características dele , nós permite entendermos seu espectro . Tmj Lúz p’ra Nós
.
Luz p’ra nós.
Minha pré adolescência/adolescência particularmente foi muito complicada, tive muitos problemas sociais e depressivos, com 11 anos eu decidi que não acreditava em Deus, cai num escuro que foi processo de aprender a reconhecer a luz.
Gosto muito desse tipo de assunto.
Luz p’ra nós!
que fita irmão.
Desconfio que tenho alguma coisa, mas nunca rolou de ir atrás e etc, se fosse dar forma talvez ajudasse,ou não. Mas hoje,por enquanto n tenho vontade de ficar procurando, tenho uns parafusos a menos, mas quem não tem.
quando minha mãe morreu, levaram todos meur irmãos no pscologo menos eu, pq perceberam que eu estava de boa. acabou que eu nunca consultei um psicologo na vida. e nao me importo.
Luz pra nós
Luz P’ra Nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Gratidão pelo Post. Luz p’ra nós!
Acho que tenho autismo leve, me identifiquei com várias características que você citou, tenho dificuldade em me expressar, tenho dificuldade em me relacionar com as pessoas. Teve uma fase minha na escola que só ficava de capuz podia tá calor que não tirava pra nada. Gratidão mestre pelo post!
não nos encaixamos nesse mundo zuado irmão.
Luz pra nós
Gratidão mestre.
Luz p´ra nós
Me lembrei de Paulo Kogos tbm..
Ele fritava com as próprias idéias.
Luz pra nós!
Analisando este espectro, nunca fui autista e passo longe de ser, mas algumas coisas de um tempo pra cá ate que se encaixam, deve ser porque não cabemos mais nesse mundo la de fora. lpn!
Luz p’ra nós
luz pra nós !
Luz p’ra nós!
Gratidão pelo post!
Gratidão pelo post. Luz p’ra nós!
Gratidão mestre. Luz p’ra nós!
O Bob fez recentemente um vídeo muito bom sobre o autismo, recomendo!
Gratidão pela matéria!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p´ra nós!
Até hoje não sei o que tenho mas fico feliz por ter conteúdos assim na escola.
Hipersensibilidade é bastante desafiador
Luz p’ra nós