
O centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), em uma pesquisa, achou mais de 6.000 estruturas, ruas e praças na região do Vale Upano, no Equador. A descoberta usou a tecnologia LiDAR, que permite mapear estruturas ocultas sob a densa vegetação.
O pesquisador Stephén Rosain, principal autor da pesquisa publicada na revista científica Science, disse que as estruturas estavam organizadas de maneira planejada, em uma área de mais de 6.000m².
As cidades teriam sido construídas pelos povos Kilamope e Upano, que habitaram a região entre 500 a.C. e 600 d.C. Essa descoberta muda o entendimento sobre as comunidades pré-hispânicas, que acreditavam-se ser apenas formadas por grupos nômades.
Não é a primeira vez que indícios de urbanização na Amazônia aparecem. No Mato Grosso, arqueólogos já haviam identificado aldeias circulares organizadas com praças centrais e valas de contenção, sugerindo uma rede conectada de assentamentos.
Fonte: dol.com.br
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
luz p’ra nós irmão!!
que noticia legal ^-^
Brasil e suas surpresas, além de rico.
#congressoonline
luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!
O nosso país é maravilhoso!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🕯️
Luz pra nós.
A Amazônia guarda muita história dos povos pré-hispânicos. De tempos em tempo aparece novas descobertas. LPN
depois de ratanaba ta surgindo muitas coisas novas #luzpranos
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós 🙏🏻
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Está havendo uma live agora no canal do Urandir sobre isso. No caso da live, o foco é em ‘Peabiru – Reescrevendo a história do caminho mais antigo do mundo’, mas estão falando sobre diversas descobertas que eles entendem ser de muitos milhares de anos.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!