
Alain Prost e Ayrton Senna durante o Grande Prêmio da Austrália • Tony Feder /Allsport
Rival do brasileiro na categoria, francês criticou forma como foi retratado na série
Maior rival de Ayrton Senna na Fórmula 1, Alain Prost subiu o tom das críticas em relação à série que retrata a vida e a carreira do brasileiro. O tetracampeão mundial não gostou da forma como foi representado na minissérie da plataforma de streaming e a classificou como “porcaria”.
“Porcaria, porcaria, porcaria completa. Quase tudo foi completamente ficcionalizado”, criticou.
“Eu vi somente algumas fotos e escutei muitos comentários. Assim como no filme Senna (lançado em 2010), no qual eu provavelmente passei mais tempo do que no meu próprio documentário, e nesse filme biográfico, é óbvio que não ficarei feliz”, completou.
Em fevereiro, o francês já havia criticado a produção e disse que “faltava sensibilidade” da minissérie.
“Tenho certeza de que Ayrton não gostaria, principalmente porque mostra falta de sensibilidade. Não deveríamos contar coisas que não são verdade”, disse Prost à RMC em fevereiro.
“Se algo tem que ser feito comercialmente, não é certo fazê-lo em nome de Senna. Eu não gosto e não aceito isso”, concluiu o tetracampeão mundial.
Rivalidade nas pistas
Senna e Prost protagonizaram, senão a maior, uma das maiores rivalidades da história da Fórmula 1.
Em 1988, o brasileiro era considerado uma estrela em ascensão na categoria e acertou com a McLaren para a disputa daquela temporada. À época, Prost, também da McLaren, já era bicampeão mundial e era um dos principais nomes do grid.
Naquele ano, Senna superou o companheiro de equipe e conquistou seu primeiro Mundial de Pilotos. Das 16 corridas disputas naquele campeonato, a McLaren venceu 15 (8 com Senna e 7 com Prost).
No ano seguinte, veio a ruptura na relação entre os pilotos. A “gota d’água” foi o Grande Prêmio do Japão, quando Prost e Senna bateram e o francês ficou fora do restante da corrida. Senna voltou para a pista, mas acabou desclassificado após o fim da prova. Com a decisão, o francês conquistou o título de pilotos.
Em 1990, foi a vez de Senna sair campeão também no Japão. O piloto se envolveu em um acidente, novamente com Prost, na primeira curva do circuito. Muitos apontam que Senna provocou a batida de maneira proposital para garantir o título.
Desde então, os pilotos tiveram uma relação distante. Depois da aposentadoria de Prost, no entanto, os dois se reaproximaram e chegaram a se tornar amigos. Em entrevista ao site Motorsport, o francês relembrou momentos da amizade.
“Não guardo em minha mente os momentos ruins ou qualquer lembrança ruim sobre ele. Tenho em mente os últimos seis meses [de sua vida]. Foi quando conheci Ayrton muito mais do que antes. Ele era uma pessoa completamente diferente, eu entendia quem ele era e por que ele agia às vezes”, disse.
Série da Netflix
A minissérie “Senna” foi lançada pela Netflix em 2024, 30 anos após o trágico falecimento do piloto brasileiro. A produção tem seis episódios e retrata detalhes da carreira e da vida pessoal de Ayrton Senna.
Na semana de lançamento, “Senna” foi a série de não-língua inglesa mais vista da plataforma de streaming.
Escola de Lúcifer
Eu Me Represento: a Solução Política
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós!
Sacanagem com o francês.
Luz p’ra nós.
Airton Senna levou o nome do Brasil ao mundo através da Fórmula 1. Depois de 30 anos, seu nome ainda é lembrado e conhecido por até mesmo aqueles que não o viram correr mas pistas. Não assisti a série, portanto avaliar se a produção é boa ou não, só assistindo. Mas pelos noticiários, não me despertou interesse em assistir. LPN
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🕯️
Luz pra nós.
Luz p’ra nós!!!
Luz p’ra nós 🙏🏻
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️💥
Isso lá é nome PROST, e pelo meu vê esse francês é um grande invejoso. Gratidão pela matéria! Luz p’ra nós!✨
Luz p’ra nós!
Ficou nervosinho rs!
#luzpranos