Os vencedores do Ocean Art Contest de 2023 foram anunciados pelo Underwater Photography Guide! Na sua 12ª edição, o concurso recebeu imagens de mais de 90 países, celebrando tanto a evolução das competências fotográficas como os avanços tecnológicos.
As inscrições vencedoras apresentaram comportamentos nunca antes vistos, cenas cativantes de águas negras, mensagens inspiradoras sobre a conservação dos oceanos, técnicas de iluminação inteligentes e retratos impressionantes de animais. Com 14 categorias diversas, o concurso proporcionou uma plataforma desafiadora para fotógrafos de todos os níveis.
Continue rolando para testemunhar as imagens de tirar o fôlego!
“Abrigo Perigoso”, de Chris Gug
“Jaques em estágio larval que se abrigam em várias espécies de águas-vivas são comuns em mergulhos em águas negras na costa da Flórida, e depois de atirar neles inúmeras vezes ao longo dos anos, hoje em dia procuro qualidade e quantidade. A qualidade vem de uma água-viva perfeitamente redonda, com tentáculos esteticamente perfeitos, com um sino ininterrupto, e a quantidade vem do número de valetes que vivem dentro dela – quanto mais, melhor, e embora um ou dois seja a norma, nove é excepcional! “
“Arte” de Steven Kovacs
“Tenho visto muitas larvas de caracóis ao longo de vários anos de mergulho em águas negras, mas num mergulho específico em Manado, na Indonésia, este gastrópode em particular chamou minha atenção. Nunca tinha visto um tão colorido e deslumbrante antes. O caracol era em constante movimento, mas ocasionalmente ele se espalhava simetricamente em plena exibição por apenas um breve momento, exibindo-se como uma obra de arte subaquática. Ao fotografá-lo por vários minutos, tive a sorte de poder capturar uma dessas poses com esta fotografia .”
“Vejo Você”, de Keith Mash
“No mergulho que obtive esta foto, havia apenas 3 mergulhadores no nosso grupo, todos muito respeitosos com a vida marinha. Este foi um momento único para todos nós, onde a tartaruga estava claramente confortável perto de nós e não nervosa de forma alguma, permitindo-me capturar o que para mim é uma das minhas fotos favoritas, que diz ‘Eye See you’.”
“Guardião Fofo” de Yen-Po Huang
“Costasiella kuroshimae é um dos famosos nudibrânquios de Tulamben. Tem um rostinho fofo e lindos ovos em um círculo perfeito. Passei dois mergulhos esperando que ele chegasse até os ovos. Parecia que estava defendendo os ovos . Se fosse, deveria ser o guardião mais fofo de todos os nudibrânquios.”
“Octopus Macropus, Polpessa” de Alessandro Raho
“Esta foto foi tirada em junho de 2023 no local de mergulho: “Sabbione delle Meraviglie” em frente a Noli no Mar da Ligúria. Identifiquei imediatamente este cefalópode pela sua pelagem manchada característica. Conheci estes animais outros vezes, mas geralmente tendem a fugir, porém o comportamento de defesa deste sujeito era diferente, na verdade o animal abriu seus tentáculos para parecer mais ameaçador ao subir do fundo do mar com 2 tentáculos e alargar os outros 6.”
“O Olho” de Guillermo Viveros
“Eu estava experimentando meu novo Marelux Snoot em um recife de Playa del Carmen, com cerca de 10 a 12 metros de profundidade. Depois de um tempo, avistei um linguado pavão (Bothus lunatus) no fundo arenoso do mar – um peixe comum em área. Inicialmente, ele parecia cauteloso comigo e com meu equipamento fotográfico, tentando fugir da minha presença. No entanto, eu o segui cuidadosamente até que ele se acostumasse comigo e com meu equipamento. De repente, ele parou e começou a inspecionar os arredores. Enquanto ajustava meu snoot e focava para capturar a foto perfeita, consegui tirar cinco fotos enquanto o linguado esperava pacientemente que eu acertasse. Eventualmente, ele disparou e desapareceu no vasto oceano. Esta foto em particular é uma que eu considero, tive sorte de ter capturado, pois o linguado me permitiu capturar sua essência.”
“Novo Começo” de Jules Casey
“Todos os anos, milhares de caranguejos-aranha gigantes vêm para Port Phillip Bay para sua muda anual. Eles se reúnem em grande número e perdem seus antigos exoesqueletos. Depois da muda, eles dobram de tamanho enquanto sua nova casca endurece no próximo casal de dias. Durante esse período, eles são vulneráveis a predadores, por isso se reúnem em grande número para reduzir o risco de serem comidos. Este caranguejo-aranha gigante recém-mudado fica na frente de um grupo de caranguejos que ainda não mudaram, me dando a oportunidade para tirar uma foto de retrato.”
“Amigos de Beliche”, de Suliman Alatiqi
“Os tubarões de pontas brancas são uma das poucas espécies de tubarões que descansam no local. Em Roca Partida, uma pequena ilha, os imóveis são limitados para os muitos tubarões de pontas brancas que vivem lá e muitas vezes eles podem ser vistos aninhados juntos. Eu queria tirei uma foto de todos eles de frente para mim e com muita paciência e uma abordagem cuidadosa consegui fazer isso.”
“Está Tudo Bem” de Gabriel Jensen
“O verão traz mar calmo ao sul da Flórida, onde uma comunidade dedicada de mergulhadores costeiros sai quase todos os dias para procurar criaturas legais. Fui indicado por meus amigos, Dewalt e Evelyn, que avistou este peixe-lagarto enfrentando um desafio, seus olhos talvez maiores que sua boca. O peixe-doutor comicamente calmo rouba a cena, exibindo um notável mecanismo de defesa com espinhos peitorais e dorsais abertos. Normalmente, nessas imagens, o peixe-lagarto é a estrela do show, mas neste caso, girei a imagem para enfatizar o comportamento estóico do peixe-médico, reminiscente do meme ‘está tudo bem’.”
“Noite de Neve” de Jialing Cai
“Capturei esta imagem durante um mergulho em águas negras, alguns dias após a erupção do vulcão Taal, nas Filipinas, no início de 2020. Esta fêmea de náutilo de papel estava pedindo carona em um pedaço flutuante de detritos de madeira na água extremamente turva. Ela pertence ao gênero de polvo chamado Argonauta, uma das poucas linhagens de polvos que vivem em mar aberto. As fêmeas são únicas por terem desenvolvido uma casca para botar ovos.”
“Ideia Cerebral”, de Dan Mele
“Na Universidade das Ilhas Virgens, pesquisadores de corais removeram temporariamente vários corais-cérebro com ranhuras dos recifes ao redor das Ilhas Virgens dos EUA e os levaram para um viveiro de corais em terra, onde são gerados em condições controladas. Essas técnicas permitem aos pesquisadores coletar espermatozoides e óvulos de vários corais de forma eficiente e fertilizá-los no laboratório, onde podem ser cultivados e, eventualmente, transplantados de volta ao recife. Após a desova, os corais removidos do recife são colocados de volta no mesmo recife em que estavam.”
“Poser pigmeu” de Byron Conroy
“Há muitos anos fotografo cavalos-marinhos pigmeus e há alguns desafios em fotografá-los, primeiro o contato visual. Ter um espécime relaxado fazendo contato visual duplo com a câmera é muito raro, em segundo lugar os pólipos do corais geralmente estão fechados. Para tirar os pólipos eu tinha que ser a primeira pessoa nesse leque de mar pela manhã, já sabia que era um exemplar brincalhão do dia anterior então solicitei mergulhar no local de madrugada quando os pólipos estavam fora. E esse cara também está grávido e prestes a explodir, então esse trio de contato visual, pólipos descobertos e cavalo-marinho grávido tornou a foto que procuro há muitos anos. Houve edição mínima, um pouco de contraste, uma leve rotação e uma colheita mínima era tudo o que era necessário, o assunto fala por si.”
“Bela” de Celia Kujala
“Enquanto mergulhava no mundo subaquático de Norris Rocks, reservei um tempo para observar e tentar entender os leões marinhos de Steller com o objetivo de capturar imagens mais significativas. Esta imagem foi capturada quando um lindo leão marinho nadou até mim e olhou com ternura em meus olhos, derretendo meu coração. Os leões marinhos de Steller estão listados como quase ameaçados na Lista Vermelha da IUCN. Com esta imagem, espero despertar nas pessoas o desejo de proteger esses seres extraordinários e seu lar no oceano.”
“Dar á Luz”, de Todd Aki
“Deixei minha esposa escolher nosso último mergulho da viagem, seja um mergulho não guiado na costa ou um mergulho de barco. Embora ela adore locais de grande ângulo a partir do barco, ela escolheu o mergulho na costa. Este último mergulho foi uma busca para encontrarmos um peludo para ela. O mergulho não decepcionou. Vimos isso. muitos tipos diferentes de cefalópodes, incluindo um bocejo, um mímico. Nos deparamos com um pedaço recém-posto de ovos de lula que, estranhamente, tinha um cavalo-marinho preso. Ao fotografar essa combinação incomum, um cardume de peixes-navalha fez uma fotobomba na foto. Estávamos no final de mergulho quando avistei algo que não fazia sentido. Por que um cavalo-marinho estava na coluna d’água? Eu não pude acreditar no que vi no que aconteceu a seguir. O cavalo-marinho convulsionou e centenas de bebês saíram. Fotografar é sempre minha prioridade, mas eu queria que minha esposa vivenciasse esse momento comigo, então bati no meu tanque com meu bastão para chamar a atenção dela e perdi a oportunidade de disparar alguns tiros. Consegui me posicionar e acertei três vezes na próxima soltura do cavalo-marinho macho. Minha esposa estava agora ao meu lado e a corrente levou os filhotes de cavalos-marinhos bem ao lado de sua máscara. Houve mais uma soltura com apenas alguns bebês a mais do que o cavalo-marinho caiu exausto no fundo do oceano. Fiquei tão feliz que minha esposa pôde vivenciar esse encontro único comigo.”
“Primata aquático”, de Suliman Alatiqi
“Durante o trabalho de campo nas Ilhas Phi Phi, Tailândia, que durou várias semanas, concentrei meus esforços na documentação do comportamento marítimo dos macacos comedores de caranguejo, com foco particular em suas forragens aquáticas. Os macacos se adaptaram muito bem à vida ao redor do mar e se aventuram na água por vários motivos, incluindo transporte, coleta, resfriamento e diversão. Nadadores altamente eficientes, eles podem mergulhar por até meio minuto e cobrir distâncias curtas mais rápido do que a maioria dos humanos. Esta foto oferece um raro vislumbre do movimento de natação de um macaco macho.”
“Círculo da Vida” de Andrea Michelutti
“Esta cena ilustra a predação intraespecífica, um fenômeno em que um animal consome outro de sua própria espécie, normalmente visando os ovos ou os filhotes. Fotografar esta imagem exigiu muita paciência, pois o movimento constante dos ovos roxos, causada pela ressaca, obscureceu o nudibrânquio e seus ovos. Depois de algumas tentativas, consegui capturar este retrato vívido do ‘círculo da vida’.”
“Fogos de Artifício Subaquáticos” de Imogen Manins
“Blairgowrie Pier é um local protegido, bem conhecido pelos mergulhadores locais pelas cores espetaculares de criaturas sésseis e invertebradas. Depois de 90 minutos em água a 12°C, meus dedos estavam ficando dormentes. Normalmente, saio do local na plataforma de mergulho, mas desta vez comecei uma saída pela costa, notando pequenos hidroides no fundo arenoso. Depois inspecionando vários grupos, me deparei com esta linda colônia de ‘Fogos de Artifício Subaquáticos’. Tentar não perturbar a areia era um desafio neste ambiente. Observei os tentáculos se movendo delicadamente na água, fazendo pequenos ajustes até ficar satisfeito com a composição. “
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós
Uau,ótimo post!
São belos animais,cada um com sua história,o ” Guardião fofo” e “Vejo você de Keith Mash” me encantou!
Luz p’ra nós 🙏
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
são fotos bem impressionantes
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Gratidão. Luz p’ra nós!