Um mosaico de 1.800 anos, descoberto por um preso da prisão de Megido, apresenta a escrita grega antiga: “O amante de Deus Akeptous ofereceu a mesa a Deus Jesus Cristo como um memorial.”
O mosaico de 177 metros quadrados decorou o primeiro salão de orações do mundo em 230 d.C., confirmando que os cristãos acreditavam que Jesus era o filho de Deus desde esta época. Agora, se prepara para ser exibido em museu dos EUA.
O Mosaico de Megido também incluiu algumas das primeiras imagens de peixes, que os especialistas acreditam fazer referência à história em Lucas 9:16, quando Jesus multiplicou 2 peixes para alimentar uma multidão de 5 mil pessoas.
O piso estava sob a prisão desde que foi descoberto em 2005, mas agora foi emprestado a um museu em Washington, DC, até julho de 2025.
Carlos Campo, CEO do museu, saudou o mosaico como “a maior descoberta desde os Manuscritos do Mar Morto”, enquanto seus colegas notaram que foi “a descoberta arqueológica mais importante para a compreensão da igreja cristã primitiva”.
“Nós realmente estamos entre as primeiras pessoas a ver isso, a vivenciar o que há quase 2 mil anos foi montado por um homem chamado Brutius, o incrível artesão que colocou o piso aqui”, afirmou Campo na abertura da exposição.
Imagem completa do mosaico
“O mosaico apresenta evidências físicas inovadoras das práticas e crenças dos primeiros cristãos, incluindo a primeira instância arqueológica da frase ‘Deus Jesus Cristo'”, disse Alegre Savariego, curadora da exposição.
O Mosaico de Megido foi achado no Vale de Jezreel, onde os cristãos acreditam que a batalha final do Armagedom bíblico no Livro do Apocalipse acontecerá.
A escavação, conduzida por arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), levou 4 anos para recuperar o piso de mosaico de 177 metros quadrados.
O mosaico incluía o nome do oficial romano que encomendou o azulejo durante a ocupação romana da Judeia.
Estudiosos sugeriram que isso poderia provar que os romanos coexistiram com os cristãos até certo ponto, apesar das inúmeras histórias de guerra e matança na época.
Uma inscrição no mosaico dizia: “Gaiano, um oficial romano, tendo buscado honra, com seu próprio dinheiro, fez o mosaico.”
A equipe também achou um acampamento romano próximo, fornecendo mais apoio à teoria de paz entre os dois grupos.
Fonte: extra.globo.com
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Luz p’ra nós
Incrível! Descobertas como essa conectam a história antiga com as crenças e tradições que ainda moldam o mundo moderno. Elas nos ajudam a compreender como as ideias e ensinamentos de figuras como Jesus se consolidaram e se espalharam ao longo dos séculos.
Sem contar o reforço que estás descobertas trazem, sobre verdades envolvendo cristãos e romanos remanescentes da época. LPN.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós.
Valeu por compartilhar mano! Luz pra nós!
Fantástico!! Luz p’ra nós! 🙏🏽💫
Luz p’ra nós 🙏🏻
#luzpranos
Luz p’ra nós!
Amém.
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!